RSSYoutube Facebook
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


NOTÍCIAS

  22/08/2018 

Secretaria Municipal de Educação reinicia projeto “Expedição do Saber”

O Governo Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Educação, reiniciou no último sábado (18), as aulas do projeto, Expedição do Saber.

O projeto “Expedição do Saber” foi idealizado pela equipe da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz. Tem por objetivo, oportunizar aos alunos do 9°ano do Ensino Fundamental, momentos de ampliação e aquisição de competências e habilidades que facilitem a realização, com segurança, das avaliações externas (SAEB e SPAECE).

Os educadores trabalham com os resultados do Protocolo PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa) e junto com os alunos, resolvem questões que apresentaram menores índices de acertos. A ação objetiva despertar em todos os alunos a vontade de superar essas falhas.

A secretária de Educação de Aquiraz, Lúcia Veras, agradece o apoio e participação de alunos, professores e gestores que têm abraçado o projeto. “Acreditamos que a união de todos em prol de uma educação de qualidade é a receita ideal para o sucesso de nossos alunos. ”

SOBRE:

Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE

Essa Avaliação abrange as escolas públicas das redes estadual e municipais do estado, avaliando os alunos da Educação Básica, desde as etapas de Alfabetização até o Ensino Médio.

Criado em 1992 o SPAECE fornece subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, vislumbrando a oferta de um ensino de qualidade a todos os alunos da rede pública do Ceará.

Com o resultado do desempenho dos alunos nesta avaliação os gestores das secretarias de educação podem tecer reflexões, elaborar e monitorar suas políticas, programas e projetos educacionais. Para as escolas, os dados podem ser adotados pelos diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e responsáveis, para a revisão ou consolidação das ações definidas no projeto político pedagógico da escola.

Além disso, a organização desses dados constitui uma ferramenta importante para diagnosticar os resultados escolares e prestar contas à sociedade, em geral, de como se encontra a qualidade do ensino público cearense.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono ano) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz; SEDUC – CE; Ministério da Educação.

Para mais informações acesse:

  • http://portal.mec.gov.br/prova-brasil
  • http://www.spaece.caedufjf.net/

Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz
Telefone: (85) 4062-8090
educacao@aquiraz.ce.gov.br

Última atualização: 22/08/2018 às 12:34:25
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Secretaria da Educação
Rua Francisco Câmara, 332, Centro
Aquiraz/CE - CEP 61700-000

www.igenio.com.br