23/07/2018

Merendeiras das escolas municipais passarão por capacitação nos dias 26 e 27 de julho.

O programa de alimentação escolar que abrange alunos da educação infantil (creches e pré- escolas), ensino fundamental, Programa Novo Mais Educação, Educação para Jovens e Adultos – EJA, e Quilombolas, é o maior programa de assistência alimentar do Brasil, uma vez que envolvem pessoas, ações e recursos financeiros bastante significativos para sua execução.

Para uma adequada realização das atividades de alimentação escolar, os colaboradores precisam estar capacitados, para a manipulação de alimentos.

Por este motivo, todos os anos, as merendeiras das escolas públicas municipais participam de capacitação realizada pela Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz.

Este ano as palestras serão ministradas pelas nutricionistas Andressa Salviano, Camila Freire e Aldenila Bernardes, que compõem a Coordenadoria de Alimentação Escolar.

Este evento é uma das estratégias da SME para fazer cumprir a meta 8.9 do Plano Municipal de Educação de Aquiraz, que estabelece: “Oferecer alimentação saudável – desjejum, lanche, almoço, lanche para os alunos em tempo integral.”

Dentre os objetivos da capacitação estão: contribuir para uma melhor qualificação das manipuladoras de alimentos, trabalhar a conscientização sobre a importância do trabalho das merendeiras, sua função como educadoras, e buscar melhorar o relacionamento com a comunidade escolar, garantindo assim, a oferta de uma alimentação de qualidade.

A capacitação também trabalhará a relação entre alimentação saudável e qualidade de vida; boas práticas de manipulação de alimentos; orientações sobre cuidados com alunos que tem necessidades alimentares especiais, e ainda sobre preenchimento de formulários para controle de estoque de merenda, dentre outros assuntos.

O encontro será realizado nos dias 26 e 27 de julho de 2018, na escola EMEF. Laís Sidrim Targino, no horário de 08h às 17h.

O evento prevê a participação de 150 merendeiras além da equipe da Coordenadoria de Alimentação escolar, membros do Conselho de Alimentação Escolar – CAE e técnicos da SME.

Fonte: FNDE e Coordenadoria de Alimentação Escolar

Mais informações: