04/12/2017

Projeto PETECA se destaca no combate ao Trabalho Infantil em Aquiraz

O programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA) no Município de Aquiraz, foi trabalhado no primeiro e segundo semestre de 2017, envolvendo alunos desde a Educação Infantil, 1º ao 9º ano, até Educação de Jovens e Adultos. Dentro de uma abordagem dinâmica, lúdica e diversificada.

No dia 30 de agosto do corrente ano, foram enviadas para o Ministério Público Trabalho/CE, para concorrer ao “Prêmio PETECA 2017” as atividades das seguintes escolas:

EMEF Ernesto Gurgel Valente – modalidade: Música

Titulo: “Infância perdida”.

Alunos: Gabriel José dos Santos Lima (7º ano A)

Pâmela Beatriz Andrade Nere (9º ano C)

CEC Maria de Castro Bernardo – modalidade: Desenho

Título: “Sonhos x Realidades”

Aluno: Messias Silva de Oliveira (9º ano).

Profª Orientadora: Maria Fernanda Ferreira Lima

Coord. do projeto Peteca na escola Dnuzia Sá Pinheiro

EMEF Plácido Castelo – modalidade: Conto

Título: “Sem Exploração”.

Aluna: Julia Moreira Prudêncio.

Coord. do Projeto na escola e Profª Orientadora: Josimeire Freitas de Araújo

EMEF Rita Paula de Brito – modalidade: Poesia

Título : “Criança não Trabalha”

Aluna: Norma Vasconcelos de Almeida

Profº. Orientador : Antonio Alex Ferreira.

Coord. do projeto: Rita Jane Alves e Silva.

No dia 10 de outubro, essas quatro (04) escolas foram homenageadas na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, pelo procurador-chefe substituto do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT/CE), senhor Antônio de Oliveira Lima.  Em sua fala agradeceu a parceria com Municípios, Prefeitos, Secretários de Educação, Coordenadores do Projeto PETECA, e Diretores das Escolas; ressaltou que todos são muito importantes nessa luta para erradicar o trabalho infantil no Estado do Ceará e no Brasil.

Para ele, “uma criança não pertence apenas à sua família. Ela é de responsabilidade também da sociedade e do Poder Público, por isso, nada justifica uma criança estar fora da escola”.

O membro do Comitê Nacional (Canapeti) e do Comitê Estadual de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Canpeti), Felipe Caetano (ex- aluno da escola Rita Paula), falou sobre a sua participação nesses nove anos de luta do PETECA “Luto por um futuro melhor não apenas para mim, mas também para todas as crianças e adolescentes do meu País, e tenho esperança que chegará um dia em que não veremos mais nenhum deles trabalhando e fora das escolas.”

Para ter acesso às fotos do evento na Assembléia Legislativa, clique aqui.

No dia 26 de outubro, no Cuca do Mondubim, foi realizada a Solenidade do Prêmio Peteca 2017, a etapa Nacional do Prêmio MPT na Escola 2017.

A Coordenadora Municipal de Aquiraz, senhora Mirian Monteiro Sampaio, participou da Comissão Julgadora na modalidade desenho, e foi agraciada com duas medalhas:

Prêmio PETECA Educação, Cultura e Arte no Combate ao Trabalho Infantil 2017.

Prêmio pelo Trabalho de Coordenadora do Projeto PETECA em Aquiraz.

O Articulador Municipal de Aquiraz do Selo UNICEF Célio Rocha também recebeu uma medalha.

O Prêmio PETECA Aquiraz 2017, foi realizado no dia 17 de Novembro de 2017, na Secretaria de Esporte e Juventude (Clube do Alemão) localizada na Chácara da Prainha.

Foi um dia de lazer para “petequeiros” com direito a banho de piscina, lanche, almoço, entrega de troféus, medalhas, apresentação de desenhos, esquete teatral, paródia e poesia, das escolas:

EMEF José Câmara

Apresentação de Esquete teatral

Título: “Criança não trabalha”

EMEF Luiz Eduardo Studart Gomes

Apresentação de Música (paródia)

Título: “Os direitos da criança”

Aluno: Antonio Ítalo Matias de Oliveira (4º Ano).

Apresentação de Poesia

Título: “Trabalho Infantil NÃO”.

Aluna Ariane Batista de Sousa (5º Ano)

No evento fizeram- se presentes a Subsecretária Municipal de Educação de Aquiraz, senhora Raimunda Aurila Maia Freire; Secretário de Esporte, Juventude e Presidente do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente, senhor José Ivanildo Saraiva; Coord. Pedagógicos, Técnicos da SME, Diretores, Professores, Monitores do Programa Mais Educação, e alunos petequeiros. Foi um dia de muitas felicidades para  toda comunidade escolar .

Para ter acesso às fotos do evento realizado no Clube do Alemão, clique aqui.

Fonte: Professora Mirian Monteiro – Coordenadora Municipal do Projeto PETECA; Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; Ministério Público do Trabalho no Estado do Ceará.

Última atualização: 05/12/2017 às 10:12:58