29/11/2017

SME ofere aos seus servidores Curso de Educação do Pensamento

A Prefeitura Municipal de Aquiraz através da Secretaria de Educação, desde outubro de 2017, vem desenvolvendo junto à sua equipe de funcionários, uma formação humana que passa pela Educação do Pensamento via Filosofia Clínica.

Um curso desenvolvido pela primeira vez pelo filósofo gaúcho, Lúcio Packter, criador  e sistematizador da clínica filosófica, para o aprimoramento do existir.

A secretária Lúcia Veras trouxe para desenvolver este projeto a professora filósofa clínica Rose Pedrosa, que apresenta o curso em seis módulos.

O curso consiste inicialmente em identificar o modo usual de pensamento de cada pessoa, como se desenvolve, limites e horizontes. Em seguida, os modos de compreensão e maneiras de adequar e ajustar o pensar, conforme as especificidades de cada pessoa e os contextos relacionados.

Estão participando as Coordenadorias que compõem a Secretaria Municipal de Educação, e a estimativa é de que os trabalhos se concluam agora em Dezembro de 2017.

Sobre a Filosofia Clínica e a Educação do Pensamento

Filosofia Clínica é a Filosofia acadêmica utilizada em hospitais, escolas, clínicas, instituições em geral. O curso tem caráter profissional na formação de terapeutas para filósofos formados nas universidades.

Porém, o que de fato faz a Filosofia Clínica diferente das outras abordagens terapêuticas, já que ela objetiva também ajudar as pessoas a resolver seus problemas, se dá pelos pressupostos, tais como a não existência de fenômenos referentes à patologia.

Um filósofo clínico em seu ofício não categoriza a pessoa num rótulo, numa tipologia que possivelmente irá acompanhar vida afora a pessoa e que irá afetar seu modo de ser, de se relacionar com o mundo e perceber a si mesmo.

A Filosofia Clínica entende que cada pessoa é única. Não compete a ela julgar a pessoa, e sim compreender a pessoa no seu endereço existencial, sua historicidade. A terapia se desloca para o âmbito da existência, não mais da saúde.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz;

Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz