27/11/2017

Alunos de Aquiraz conquistam medalha de bronze no II Ceará Científico 2017

Os alunos Diêgo Lopes da Silva e Jonh Ítalo Barbosa Rebouças, do 9º Ano  da  EMEF Plácido Castelo, receberam medalha de bronze no II Ceará Científico Regional 2017 na categoria Pesquisa Junior.

SOBRE A PESQUISA.

O Professor orientador Helber Souza de Almeida juntamente com os alunos Diêgo Lopes da Silva, Jonh Ítalo Barbosa Rebouças e o professor coorientador Eleilson Barbosa, apresentaram a pesquisa sob o título “COMO APLICATIVOS E JOGOS DE CELULARES AUXILIAM NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA”.

A ideia de desenvolver o tema da pesquisa surgiu da necessidade do professor Helber em trabalhar jogos de celulares dentro da sala de aula e mostrar que esses aparelhos podem ser ferramentas de aprendizagem quando bem utilizados.

O projeto foi desenvolvido nas escolas EMEF Plácido Castelo e EMEF Tia Alzira , envolvendo professores de disciplinas diferentes e  122 alunos do fundamental II (6º ao 9º ano).

Foi realizada uma pesquisa para aferir o grau de conhecimento dos alunos sobre determinado conteúdo matemático através de jogos de celulares. Ao longo do mês de setembro foram feitas avaliações em diferentes salas de aulas com o uso de um software chamado KENKEN , um jogo de origem japonesa, criado em 2004, similar ao Sudoku. A apresentação e regras do jogo foram feitas com o uso de celulares, notebook e um projetor, no qual o alunos puderam ter a primeira experiência com o software.

Dentre os critérios de avaliação do trabalho foram considerados

• Criatividade e inovação;
  • Conhecimento científico do problema abordado;
  • Metodologia
  • Clareza e objetividade na apresentação do trabalho
  • Apresentação do Banner

OPINIÃO DO PROFESSOR SOBRE O USO DESSAS FERRAMENTAS

Diante do contexto educacional, cabe a cada professor buscar as ferramentas adequadas para atrair a atenção dos alunos, despertando em cada um a vontade de aprender e continuar aprendendo. Contudo, essas ferramentas devem ser exploradas corretamente. No caso dos celulares, tablets e notebooks, faz-se necessário o professor usá-los em seu favor, buscando associar a aula com esses aparelhos, para que ela não se torne monótona e sem estímulo, despertando no aluno a atração por atividades com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s, pois o planejamento, a metodologia e o diálogo são essenciais para o sucesso da aula.

O Professor Helber Souza de Almeida é Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela UFC, Pós-graduado em Especialização no Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional Signorelli e Técnico em edificações pelo IFCE. Professor do município de Aquiraz desde 2007, atualmente leciona matemática na escola EMEF. Plácido Castelo, localizada na Tapera.

SOBRE O CEARÁ CIENTÍFICO

O Ceará Científico é uma ação da Secretaria da Educação do Estado do Ceará que propõe a culminância, na Etapa Estadual, de todos os projetos científicos e artístico-culturais, trabalhados sistematicamente no cotidiano escolar, a fim de celebrar e socializar as produções de conhecimento e manifestações culturais nas diversas áreas do saber.

Esse evento é promovido pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), com recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT), em parceria com a SEARA DA CIÊNCIA, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Ceará Científico faz parte da política educacional de popularização das ciências, cultura e da tecnologia do Governo do Estado do Ceará, desenvolvido em três etapas: Escolar, Regional e Estadual. Essas ações pedagógicas objetivam a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade, da sociedade e do mundo. O evento Ceará Científico, em sua Etapa Estadual, visa à socialização das participações proativas, teóricas, práticas e manifestações artístico-culturais, dos projetos de estudantes, sob a orientação de seus professores, selecionados na Etapa Regional.

Fonte: Secretaria Estadual de Educação do Ceará – SEDUC – Crede 1; Professor Helber Souza de Almeida.

Para mais informações acesse: http://www.crede01.seduc.ce.gov.br/index.php/noticias/53-destaques/4891-ceara-cientifico-etapa-regional-2017

(85)4062- 8090

Última atualização: 27/11/2017 às 12:13:18