RSSYoutube Facebook
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


NOTÍCIAS

  21/11/2017 

Avaliação do SPAECE será aplicada aos alunos da rede municipal nos dias 28, 29 e 30 de novembro

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), aplicará no dias 28, 29 e 30 de novembro de 2017, as avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE.

Essa Avaliação abrange as escolas públicas das redes estadual e municipais do estado, avaliando os alunos da Educação Básica, desde as etapas de Alfabetização até o Ensino Médio.

SPAECE fornece subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais. Para isso, a cada edição, são aplicados testes de desempenho e questionários contextuais que possibilitam extrair dados e traçar um panorama da qualidade da educação.

O SPAECE 2017 vai avaliar o nível de leitura dos estudantes de todas as etapas envolvidas na aplicação 2º, 5º e 9º anos ensino fundamental, 1ª e 3ª série do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA ensino médio), analisando o domínio das competências e habilidades esperadas para cada etapa de escolaridade na disciplina de língua portuguesa. Já o domínio das competências e habilidades esperadas na disciplina de matemática é avaliado somente a partir do 5º ano do ensino fundamental.

Em Aquiraz, as avaliações ficaram agendadas da seguinte forma:

DATA

DIA DA SEMANA

SÉRIE

28 de novembro de 2017

terça-feira

Avaliação para alunos do

9º ano

29 de novembro de 2017

quarta-feira

Avaliação para alunos do

5º ano

30 de novembro de 2017

quinta-feira

Avaliação para alunos do

2º ano

 

 

De posse desses dados, os gestores das secretarias de educação podem tecer reflexões, elaborar e monitorar políticas, programas e projetos educacionais. No âmbito das escolas, os dados podem ser adotados pelos diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e responsáveis, para a revisão ou consolidação das ações definidas no projeto político pedagógico da escola.

A organização desses dados constitui uma ferramenta importante para diagnosticar os resultados escolares. Essa avaliação permite também montar um quadro sobre o nível de aprendizagem dos alunos, com seus pontos fracos e fortes, e sobre as características dos professores e gestores das escolas e possibilita ainda, acompanhar o progresso dessa aprendizagem.

O SPAECE tornou-se um instrumento essencial na fomentação de debate público e na promoção de ações orientadas para a melhoria e execução da democratização do ensino, garantindo a todos igualdade de acesso e permanência na escola.

Fonte: http://www.spaece.caedufjf.net/ e Coordenação Pedagógica da SME Aquiraz.

 

 

Para mais informações:

Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz

(85) 4062-8090

educacao@aquiraz.ce.gov.br

Última atualização: 21/11/2017 às 10:58:09
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Secretaria da Educação
Rua Francisco Câmara, 332, Centro
Aquiraz/CE - CEP 61700-000

www.igenio.com.br