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NOTÍCIAS

  20/11/2017 

Professoras de Aquiraz são destaque no concurso “Prêmio Professores do Brasil”

As professoras Albenia Sousa Lima e Sandra Elena Chacon foram destaque na 10ª Edição do “Prêmio Professores do Brasil”.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação e objetiva reconhecer o mérito de professores e sua contribuição para a melhoria da qualidade da Educação Básica através de experiências pedagógicas bem sucedidas.

 

 

 

SOBRE O PROJETO “LER PARA CRER”

 

A professora Albênia apresentou projeto sob o título “Ler para Crer”, que está sendo desenvolvido com alunos da Educação Infantil ao 9º ano no município de Aquiraz.

A ideia de desenvolver esse trabalho surgiu quando a professora Albênia assumiu a biblioteca comunitária da Tapera, localizada em prédio anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental Plácido Castelo.

O “Projeto Ler para Crer” foi criado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) envolvendo as bibliotecas comunitárias do Ceará, o que possibilitou trabalhar o estímulo ao exercício da leitura na comunidade da Tapera, em Aquiraz.

Esse trabalho se intensificou ganhando a simpatia principalmente do público infantil. Com a ideia de recriar o personagem “a Carochinha”, a professora Albênia utilizou características de uma boneca que conta histórias, canta e brinca, visando uma aprendizagem mais lúdica. Iniciativa oportuna tendo em vista que na escola o trabalho com a leitura dos alunos necessitava de uma atenção maior e uma ação coordenada voltada para isso.

Baseada na reflexão de Celso Antunes: “O essencial é fazer com que eles aprendam a gostar de ler”; a professora buscou criar mecanismos para atrair os alunos.

Participam deste projeto os docentes da modalidade infantil, fundamental anos iniciais e finais, e todos os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Com a criação do personagem “Carochinha” a contação de histórias se tornou mais atrativa e prazerosa, desenvolvendo o imaginário das crianças e o gosto pela leitura.

O trabalho é realizado mediante agendamento prévio com os professores da Escola EMEF. Plácido Castelo e demais escolas da comunidade, para visitação e atendimentos aos alunos. Vale salientar que “a Carochinha” se desloca da biblioteca comunitária para outras escolas levando a leitura através da contação de histórias.

O projeto ainda tem como objetivos: agregar valores ao trabalho dos professores; despertar o prazer pela prática da leitura, apresentar a literatura de forma lúdica; instigar a imaginação, a criatividade e a oralidade; e contribuir na formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo.

A literatura é bem diversificada pois são explorados o acervo da coleção Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC, do Governo do Estado do Ceará; Coleção Prosa e Poesia disponibilizada na escola, assim como também histórias, poesias e músicas de autoria da própria professora Albênia.

E para dar visibilidade ao desenvolvimento deste trabalho, está disponível um canal na plataforma You Tube: “Canal da Carocha” onde a contação de diversas historinhas pode ser visualizada:

https://www.youtube.com/results?search_query=canal+da+carocha.

A professora Albênia é licenciada em História e Geografia, servidora do município desde 2002, lecionou durante anos na referida escola e atualmente está responsável por desenvolver projetos de leitura e escrita na biblioteca pública municipal localizada na Tapera.

 

 

SOBRE O PROJETO “ESPORTE COMO ESTRATÉGIA NA APRENDIZAGEM”

 

A professora Sandra Elena apresentou projeto sob título “Esporte como estratégia na Aprendizagem”. Este projeto, desenvolvido para alunos do 4º e 5º ano, ganhou o interesse dos alunos de forma que está sendo desenvolvido com 131 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na escola EMEF. Henrique Gonçalves da Justa Filho, localizada no Jacundá.

O projeto tem por objetivo envolver os alunos de forma a diminuir a apatia, falta de atenção, indisciplina, e dificuldades na aprendizagem; sempre visando estabelecer atividades lúdicas esportivas como estratégia para aprendizagem.

Na elaboração do projeto foram feitas pesquisas, discussões, reflexões, rodas de conversas, largo investimento em bibliografias, internet, dentre outros materiais; para que o projeto tivesse os requisitos necessários para a sua execução.

O trabalho ainda foi enriquecido com intervenções psicomotoras através de atividades lúdicas e esportivas e, conseqüentemente melhorando as habilidades cognitivas, afetivas, sociais e de coordenação motora dos alunos. Habilidades então, muito importantes para o desenvolvimento dos jovens, elevando o uso de elementos disciplinar, atitudinal, procedimental, éticos e culturais refletindo diretamente na melhoria da aprendizagem.

A professora Sandra teve como ponto de partida a avaliação diagnóstica dos alunos a fim de investigar o perfil dos alunos e desenvolver atividades pertinentes ao planejamento, sempre montando estratégias e resgatando brincadeiras de cunho lúdico e de incentivo ao esporte.

A professora  Sandra Elena Chacon é licenciada em Educação Física, pós- graduada em psicomotricidade, e servidora do município há dez anos. Dentre as várias atividades desenvolvidas com os alunos estão iniciação de futsal, basquete, e outras.

 

DEPOIMENTO DOS ALUNOS

Igor, aluno do 5º ano, relatou sobre o projeto "Esporte como Estratégia na Aprendizagem":

“ _ Muito bom para reflexo, melhora nos movimentos, é bom para quem gosta dos esportes... e eu como aluno quero muito esportes para a escola. Muito bom para os alunos e professoras. Na outra escola não tinha esporte... gosto muito do futebol”.

A aluna do 4º ano, Ana Alice, também falou a respeito do referido projeto: “_ Eu acho bom para quem está doente das pernas pois fazendo exercício pode ajudar; também a manter a saúde, para a gente entrar em forma o nosso corpo... a gente se diverte nas brincadeiras... eu gosto mais de brincar de futebol.”

    

 

 

 

SOBRE O PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL

O Prêmio Professores do Brasil foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), juntamente com instituições parceiras. Ao longo das sucessivas edições foram premiadas diversas experiências bem sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública.

 

Dentre os objetivos do Prêmio estão:

  • Reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil.
  • Valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações.
  • Dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.
  • Estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação.
  • Oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.

 

A seleção das experiências considerou os seguintes critérios de avaliação:

  • Clareza e objetividade do relato da experiência.
  • Clareza e objetividade do conteúdo exposto.
  • Respeito às normas da Língua Portuguesa
  • Consistência pedagógica e conceitual.
  • Objetivos de ensino.
  • Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos.
  • Atividades desenvolvidas
  • Avaliação das aprendizagens dos alunos.
  • Avaliação do projeto
  • Possibilidade de replicação
  • Efeitos da experiência na permanência do aluno na escola, a partir de práticas que favoreçam a frequência e o avanço.
  • Percepção do espaço escolar, as peculiaridades e a realidade sociocultural e econômica da comunidade na qual a escola está inserida, além do envolvimento da família no processo de aprendizagem dos alunos e/ou a abertura da escola à comunidade.
  • Interdisciplinaridade/Transdisciplinaridade.
  • Formação de valores e atitudes voltados para a garantia dos direitos humanos, inclusão educacional e social, igualdade de gênero e raça, cultura da paz e convivência, proteção ao meio ambiente e preparação frente aos desafios de mudança climática no planeta.

 Para visualizar o resultado da Etapa Estadual de Avaliação, clique aqui.

Fonte: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/

 

 

Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz

(85)4062-8090

E-mail: educacao@aquiraz.ce.gov.br

 

Última atualização: 21/11/2017 às 11:11:19
 
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